Como saber se vale a pena transformar o seu negócio em franquias?

Vários planos e questionamentos podem ter passado por sua mente, principalmente, se seu negócio anda a todo vapor e sua empresa não está conseguindo atender adequadamente todos os clientes.

            Este é o primeiro indicativo de que sua empresa deu certo e precisa expandir. Ao constatar que seu produto é muito bom ou o formato e qualidade de seus serviços são inéditos e podem ser certificados registrados e colocados no mercado, estamos diante de um bom potencial de franqueabilidade.

            Identificou-se? Se sim existem duas possibilidades imediatistas para o seu caso: investir na abertura de novas filiais ou buscar auxilio e estruturar a franqueabilidade de seu negócio.

            Quais são os passos e como fazer isso?

Todos os seus processos e procedimentos diários serão documentados e você autorizará o operador a usar a sua marca, produto ou serviço.

A concessão nesse modelo de negócio faz com que uma reprodução autorizada de seu business operada por terceiro em outro território, mediante o pagamento de royalties.

São ainda passos necessários à franqueabilidade de sua operação:

  1. Estudo de franqueabilidade para saber se sua empresa pode ser transformada em uma franquia;
  2. Pesquisa de mercado para saber se seus produtos ou serviços são percebidos como interessantes e cativantes aos consumidores;
  3. Avaliação da planta produtiva da sua empresa ou se a forma e metodologia dos serviços podem ser implantados e reproduzidos por outras pessoas em outros locais;
  4. Revisão e avaliação das variáveis que compõe seus produtos ou serviços, como matérias primas, embalagens, produtos intermediários, mão de obra, impostos e taxas a fim de definir custos e calcular futuros royalties;
  5. Revisão de todas as licenças e caso não tenha feito, realizar os registros de marcas e patentes a fim de evitar cópias;
  6. Analisar a necessidade de reestruturação societária da empresa;
  7.  Configurar processos, equipes e principalmente, fazer um plano de expansão consciente;
  8. Definir o material de apoio, treinamentos e o formato de fiscalização dos franqueados;
  9. Elaborar todos os manuais de operação ou de práticas de fabricação a serem seguidos por todos;
  10. Definir os critérios de seleção dos franqueados e o formato de vendas da franquia;
  11. Definir os contratos de franquia que serão utilizados para garantir a segurança jurídica às partes;
  12. Elaborar um planejamento financeiro com base na situação econômica da empresa e se necessário, buscar por investidores ou financiadores no mercado.

Uma empresa franqueadora deve ser dinâmica e inovadora, portanto, observe atentamente esses doze passos, procure por profissionais especializados a fim de tornar a fase de transição mais segura possível.

Possui alguma dúvida ou precisa de ajuda? Deixe o seu comentário abaixo que a nossa equipe terá um enorme prazer em ajudá-lo.

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