Vários planos e questionamentos podem ter passado por sua mente, principalmente, se seu negócio anda a todo vapor e sua empresa não está conseguindo atender adequadamente todos os clientes.
Este é o primeiro indicativo de que sua empresa deu certo e precisa expandir. Ao constatar que seu produto é muito bom ou o formato e qualidade de seus serviços são inéditos e podem ser certificados registrados e colocados no mercado, estamos diante de um bom potencial de franqueabilidade.
Identificou-se? Se sim existem duas possibilidades imediatistas para o seu caso: investir na abertura de novas filiais ou buscar auxilio e estruturar a franqueabilidade de seu negócio.
Quais são os passos e como fazer isso?
Todos os seus processos e procedimentos diários serão documentados e você autorizará o operador a usar a sua marca, produto ou serviço.
A concessão nesse modelo de negócio faz com que uma reprodução autorizada de seu business operada por terceiro em outro território, mediante o pagamento de royalties.
São ainda passos necessários à franqueabilidade de sua operação:
- Estudo de franqueabilidade para saber se sua empresa pode ser transformada em uma franquia;
- Pesquisa de mercado para saber se seus produtos ou serviços são percebidos como interessantes e cativantes aos consumidores;
- Avaliação da planta produtiva da sua empresa ou se a forma e metodologia dos serviços podem ser implantados e reproduzidos por outras pessoas em outros locais;
- Revisão e avaliação das variáveis que compõe seus produtos ou serviços, como matérias primas, embalagens, produtos intermediários, mão de obra, impostos e taxas a fim de definir custos e calcular futuros royalties;
- Revisão de todas as licenças e caso não tenha feito, realizar os registros de marcas e patentes a fim de evitar cópias;
- Analisar a necessidade de reestruturação societária da empresa;
- Configurar processos, equipes e principalmente, fazer um plano de expansão consciente;
- Definir o material de apoio, treinamentos e o formato de fiscalização dos franqueados;
- Elaborar todos os manuais de operação ou de práticas de fabricação a serem seguidos por todos;
- Definir os critérios de seleção dos franqueados e o formato de vendas da franquia;
- Definir os contratos de franquia que serão utilizados para garantir a segurança jurídica às partes;
- Elaborar um planejamento financeiro com base na situação econômica da empresa e se necessário, buscar por investidores ou financiadores no mercado.
Uma empresa franqueadora deve ser dinâmica e inovadora, portanto, observe atentamente esses doze passos, procure por profissionais especializados a fim de tornar a fase de transição mais segura possível.
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