O impacto da pandemia causada pelo Corona Virus, aqui no país mutado e denominado “COVID19”, tem atingido toda a sociedade, em razão da necessidade do isolamento para prevenção da transmissão.
E, consequentemente, os comerciantes e trabalhadores do varejo já tem notado diferença nos negócios. O comércio em geral está sendo impactado com a quarentena imprescindível ao estancamento da proliferação do vírus.
De tal maneira, elaboramos um conteúdo com dicas para reduzir os impactos da pandemia sobre seu negócio franqueado, confira.
Impacto do COVID19 nas operações de franquias
A situação mundial é alarmante. São diversas medidas de proteção adotadas pelo governo, para prevenir a transmissão do vírus que ocorre muito rápido, haja vista a classificação como pandemia pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em março de 2020.
Assim, muitas pessoas estão adquirindo quantidades maiores de produtos e iniciando o estado de isolamento, conhecido como “quarentena”. O resultado disso é: falta de estoque e queda no consumo nas lojas franqueadas que pode acabar impossibilitando a manutenção da operação e “quebrando” o negócio.
Além disso, há dificuldade de reposição dos produtos pelos fornecedores, os quais estão diminuindo ou até paralisando as atividades, ocasionando atraso na entrega de insumos solicitados, resultando na falta de estoque para venda aos consumidores.
Como reduzir os impactos, então?
Neste momento tão delicado que passa o Brasil, é extremamente importante que franqueadores e franqueados objetivem melhorar a comunicação.
Da mesma forma, franqueados e fornecedores devem optar por analisar a melhor situação para reduzir os impactos do negócio, considerando as medidas de proteção que devem ser adotadas por toda a população, a fim de conter a pandemia.
Planejar a gestão, priorizando o home office quando possível e analisar os recursos financeiros são boas alternativas.
Ainda neste ponto, negociar o pagamento dos royalties tendo em vista a redução brusca das vendas é importante para a continuidade das atividades no futuro. Sendo importante a colocação de todos os prós e contras nesse momento de pandemia.
Algumas medidas como prazos aumentados para pagamentos de produtos, isenção de royalties, revisão das compras solicitadas ou da reposição automática de estoque são medidas que podem ser negociadas na rede, em cada caso, gerando um movimento proativo para o enfrentamento da crise que se alastra.
Não tem segredo, a melhor solução é o diálogo, a cooperação e paciência, buscando preservar a saúde de todos e mantendo o a origem do sustento da população.
Precisa de ajuda? Entre em contato com nossos especialistas, será um prazer orientá-lo.